A
RESTAURAÇÃO DOS MINISTÉRIOS APOSTÓLICO E PROFÉTICO
"Na
igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas;
em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de
curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os
que falam diversas línguas." (I Cor
12:28).
INTRODUÇÃO
Durante o
final do século XIX e começo do século XX desenvolveu-se entre os cristãos
influenciados por diversos avivamentos e despertamentos espirituais um desejo
de ter uma experiência íntima com Deus.
Alguns
grupos ensinavam a possibilidade de uma experiência de completa santificação,
às vezes chamada, naquele tempo, batismo do Espírito Santo, outros chamavam de
“segunda benção”. Alguns líderes e evangelistas ensinavam que o batismo do
Espírito Santo era uma capacitação do poder para o serviço cristão dada por
Cristo ao crente depois de sua conversão.
Foi a partir
desses antecedentes que nasceu o Pentecostalismo na América na virada do
século. Um dos acontecimentos-chave ocorreu na Faculdade Bíblica Bethel, no
Kansas, no Dia do Ano Novo, em 1901, quando um dos alunos recebeu uma vívida
experiência espiritual e falou em línguas. Outros alunos depois partilharam
dessa experiência.
De 1905 a
1909 a MISSÃO DO EVANGELHO DA FÉ APOSTÓLICA, na Rua Azuza, em Los Angeles,
tornou-se um famoso centro pentecostal. Pessoas de todo o mundo o visitavam,
recebiam uma experiência pentecostal e levavam para casa a mensagem de Cristo
como Salvador, Aquele que cura, batiza no Espírito Santo e será o futuro Rei.
Ralph
Mahoney, fundador da WORLD MAP (uma organização que dá assistência a
missionários em todo o mundo e publica a revista Atos), tem afirmado que há
três sinais significativos que precedem um novo MOVER DE DEUS:
Algum evento
histórico na nação de Israel;
Um evento
paralelo na igreja,
A remoção de
líderes do mover anterior com levantamento de novos líderes.
Esses sinais
se aplicam ao mover de 1948, que ficou conhecido como Chuva Serôdia. Foi um
mover paralelo a um grande acontecimento histórico – a formação do Estado de
Israel em maio de 1948.
Tanto a
Chuva Serôdia como as Grandes Campanhas de Cura (que ocorreram no mesmo
período, mas eram distintas entre si), aconteceram dentro do ambiente
pentecostal (quase a totalidade dos novos líderes era de pastores das
Assembléias de Deus), ambos foram rejeitados pela maioria das grandes
denominações pentecostais e ambos influenciaram em parte o desenvolvimento do
Movimento Carismático dos anos 60 e 70.
I S R A E
L /
I G R E J A
1896 – 1º
Congr. Sionista
Fome de Deus
e Santificação
1917 - Declaração Balfour
1º Congr.
Pentecostal
1948 –
Estado de Israel
Chuva
Serôdia
1967 =
Tomada de Jerusalém!!!
1960
(Década) = O Movimento Carismático!
O movimento
Carismático dos anos 60 e 70, considerado pelos seus participantes “a segunda
onda” do Espírito, caracterizou-se pela valorização e fortalecimento das
denominações.
No início
eles se autodenominavam neo-pentecostais para diferir dos pentecostais
clássicos mais barulhentos, mas depois ficaram conhecidos como carismáticos.
O Movimento
Carismático pode ser considerado a mais extensa e difundida manifestação do
Espírito, o cumprimento mais COMPLETO ATÉ HOJE DA PROFECIA DE JOEL.
Atingiu as mais
antigas denominações tradicionais e depois, de modo espetacular, a própria
Igreja Católica em 1967 – o mesmo ano da tomada de Jerusalém por Israel.
O MOVER
CARISMÁTICO TROUXE À IGREJA O FRESCOR DA VIDA NO ESPÍRITO. TODAS AS
DENOMINAÇÕES FORAM ATINGIDAS DE UMA MANEIRA CONTUNDENTE.
A DESCOBERTA
DOS DONS ESPIRITUAIS, O ORAR EM LÍNGUAS TROUXERAM NOVA VIDA À IGREJA DE CRISTO
QUE ESTAVA “ESPERANDO” PARA DAR O PASSO SEGUINTE.
Nada
acontece na terra se não for gerado na intercessão.
A
restauração começou com o reconhecimento dos: pastores, evangelistas, mestres.
O último
mover de Deus (o carismático), gerou INTERCESSORES, que por sua vez (mesmo
inconscientemente), geraram o PROFÉTICO E APOSTÓLICO.
A década de
80 foi o tempo da INTERCESSÃO.
Daí surgiram
os profetas e apóstolos dos tempos MODERNOS!
SURGE NA
IGREJA, UMA NOVA LIDERANÇA.
O Espírito
Santo começa a REVELAR ao Corpo que não estava apenas RENOVANDO o povo de Deus,
mas REVELANDO NOVAS ESTRUTURAS E A NOVA REFORMA QUE SERIA NECESSÁRIA PARA QUE A
IGREJA FOSSE RESTAURADA E SE TORNASSE GLORIOSA NA VINDA DO SENHOR.
A principal
mudança de estrutura seria a restauração dos ministérios de apóstolos e
profetas, pois o Espírito estava revelando desde 1948 que o verdadeiro
fundamento e edificação da igreja são baseados nestes ministérios.
“Edificados
sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra
angular, (Ef. 2:20)”.
E ele
designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas,
e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra
do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, (Ef. 4:11-12).
Quando o
Movimento de Restauração na Inglaterra entrou na década de 80, uma nova e
significativa forma de ministério, que por vários anos só existia em visão,
começou a tomar forma prática – as equipes apostólicas.
Mais e mais,
aqueles que eram reconhecidos como tendo um ministério apostólico começaram a
formar equipes de co-obreiros. Este é um novo acontecimento na história da
igreja no século XX (XXI).
ALGUMAS
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
John Walker,
em sua apostila “Primeiramente Apóstolos”, faz uma comparação entre Moisés e
Jesus.
Moisés não
era um apóstolo; mas era uma figura de Jesus, como primeiro apóstolo. Por isso
é importante examinar a comparação entre Moisés e Jesus.
Moisés como
UMA FIGURA do apostolado de Jesus, tirou o povo do cativeiro do Egito e o
conduziu até a terra prometida.
ESSA É A
MISSÃO DO APÓSTOLO!
Como
PRIMEIRO APÓSTOLO, Jesus libertou o homem do cativeiro do pecado, e o levou à
terra prometida, para estabelecer o reino de Deus e edificar o Templo do
Espírito.
Moisés fez
tudo em figuras, por isso ele não podia ser chamado de Apóstolo e sim PROFETA.
“O SENHOR, o
seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu;
ouçam-no”. (Dt. 18:15).
Moisés não
poderia ter dito: “Deus vai levantar um Apóstolo”, pois ele não conhecia este
termo.
AINDA
SEGUNDO JOHN WALKER:
“Moisés era
realmente um profeta”. Jesus também o era. Todo apóstolo tem que ser profeta,
mas nem todo profeta é um apóstolo.... Um não é melhor que o outro, como também
o homem não é melhor que a mulher. Eles simplesmente são diferentes.
Apóstolo
(enviado) = todo apóstolo é um missionário (enviado), mas nem todo missionário
é um apóstolo.
TRÊS
COMISSÕES DE APÓSTOLOS
No regimento
interno da Coalizão Apostólica e Profética Brasileira (minuta), está assim:
O Sumo
Apóstolo de Deus Pai – Jesus Cristo.
Os 12 do
Cordeiro – nomeados por Jesus Cristo – responsáveis por trazer a Revelação
Escrita.
Os Apóstolos
do Espírito Santo dados à igreja desde então são os que atuam para interpretar
a Revelação, ministério perdido ao longo da história e que hoje se levanta para
restaurar a estrutura original de governo e as verdades perdidas.
É necessário
que entendamos que a grande comissão de “Ide a todo o mundo” não foi um convite
aberto a uma super-corrida aberta a todos, para atravessar todo o mundo. Pelo
contrário, foi uma chamada para que cada um tomasse o seu lugar numa equipe
que, a partir de uma base central, se espalharia para cobrir toda a terra com
expressões locais e vivas das boas novas.
A OBRA
ESPECIAL DO APÓSTOLO E PROFETA É A DE LANÇAR ALICERCES.
“Edificados
sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra
angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um
santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos,
para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.” (Ef. 2:20-22).
O CHAMADO DO
APÓSTOLO - O CHAMADO E OS SEUS REQUISITOS:
Ser chamado:
Convicção Pessoal
Reconhecimento
do corpo (líderes reconhecidos, igreja, etc.).
Vida com
Deus – nível espiritual com profundidade. Vida de consagração:
Depois da
chamada, as pessoas têm que estar com Jesus. Elas são chamadas. Perdem todo o
interesse em coisas secundárias, pelo fato do comprometimento com Jesus Cristo.
Elas são
chamadas (Rm 1:1) e separadas para este ofício e não servem para outra coisa a
não ser “gastarem suas vidas no serviço do Mestre”.
1. Novo Nível de Autoridade Espiritual
1.1. Retidão (Atribuída e Expressa).
1.2. Relacionamento correto com o Senhor
(Horizontal e vertical).
1.3. Unção
1.4. Fé
1.5. Obediência.
2. Novo Nível de Guerra Espiritual
3. Novo Nível de Influência
4. Novo Nível de Responsabilidade (modelo)
Vida de
oração
Santidade
Adoração
Discipulado
Serviço
Compaixão
O MINISTÉRIO
DO APÓSTOLO
"Pois
nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.
Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor,
lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um
como constrói." (I Cor 3:9-10).
Os apóstolos
são cooperadores de Deus que lançam os fundamentos da igreja. O Ministério do
apóstolo é fundar igrejas.
O apóstolo é
enviado com uma missão definida de revelar Jesus Cristo aos outros. Dessa
forma, ele pode ao mesmo tempo ser o fundamento e lançar fundamento da igreja.
São fundamento pelo fato de terem a revelação de Jesus Cristo, e lançam
fundamento porque têm AUTORIDADE.
O Apóstolo
também funciona como pai.
Encontramos
o Apóstolo Paulo se identificando como pai de igrejas e discípulos.
O Apóstolo
ministra ao Senhor e ao povo, não podendo esquecer que, ministrar ao Senhor vem
em primeiro lugar.
"Na
igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger,
Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.
Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me
Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Assim, depois de jejuar e
orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram."
(Atos
13:1-3).
Os apóstolos
reconhecem a necessidade de servir ao Senhor antes de servir ao povo. No texto
acima vemos a confirmação disso, primeiro, ministraram ao Senhor, depois saíram
para ministrar ao povo.
RESUMINDO: A
tarefa principal dos apóstolos hoje ainda é trazer salvação e construir a casa
do Senhor. No sentido de trazer a Palavra de Deus revelada
(fundamentos/doutrinas) foi tarefa dos 12 e Paulo.
Hoje os
apóstolos trazem a interpretação, a revelação para o governo da igreja destes
dias.
"Para
mim prepararem muita madeira; porque a casa que edificarei há de ser grande e
maravilhosa" (2 Cr 2:9)
A unção leva você à três coisas:
1. A ser o que nunca seria.
2. A ter o que nunca teria.
3. A chegar aonde você nunca chegaria.
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